quinta-feira, 15 de novembro de 2007

OFICINA DO QUIÁ


O animador Quiá Rodrigues é o responsável pela Oficina Clay Animation (Stopmotion massinha), que faz parte do 10 Festival de Cinema. Ao longo do trabalho os alunos criaram personagens e histórias individuais. Para o animador o ponto central é repassar para o aluno o processo de modelagem dos bonecos.
Cada personagem é moldado a partir de uma estrutura metálica feita com arames, em seguida é utilizada uma espuma de poliuretano que pode ser moldada e em seguida revistada com a massa de modelar. ”Preparamos os bonecos desta forma para que não fiquem pesados e possam ser manipulados no processo de filmagem”, explica Quiá.
Após a modelagem dos personagens começa o processo de fotografia. Para cada segundo de filmagem estão sendo produzidas 12 fotos. Uma das alunas, Débora de Oliveira, criou uma história em torno de um rato guloso e um gato meio desatento.
Quiá Rodrigues é ator, redator, roteirista, animador e diretor de TV. Trabalha com bonecos para teatro, TV e cinema. Em seu primeiro curta-metragem: “De janela Pro Cinema”, usa a técnica de animação em bonecos articulados, confeccionados por ele.