O 10° Festival de Cinema, Vídeo, Dcine de Curitiba entregará dois grandes prêmios aos vencedores da Mostra Competitiva. Um destes prêmios é a finalização de áudio com um prêmio de R$ 12 mil que está sendo oferecido pelo V.U. Estúdio, de São Paulo.
Carlos Fernando Ferreira Faria e Álvaro Farias, sócios há 20 anos no Estúdio, acompanham as dificuldades que os produtores de áudio-visual enfrentam para concluir seus projetos. ”Foi a partir desta vivência que surgiu a idéia oferecer este prêmio porque a finalização de áudio é uma das últimas etapas de uma produção, onde os recursos já estão escassos”.
Segundo ele, o prêmio é um estímulo aos produtores que são verdadeiros ”heróis”. “Eles continuam produzindo com garra, determinação e qualidade”, disse Ferreira Faria, que entregará o prêmio ao vencedor.
Ele reconhece que o uso de equipamentos digitais, para o processo de produção audiovisual, facilitou o trabalho, mas as dificuldades ainda são grandes. “O Festival de Cinema de Curitiba possibilita, além do intercâmbio dos profissionais da área, a oportunidade de premiar e colaborar com estes ”heróis” da produção de filmes e vídeos do Brasil”, afirma. Curiosidade – O processo de finalização de áudio compreende na depuração de som (etapa onde se retira os ruídos indesejáveis), edição (onde se insere áudios que estão na planilha do produtor), equalização (nivelamento do volume de todo o vídeo), mixagem (etapa onde se une as vozes, a música e o som incidental) e finalmente a masterização (que define o padrão de áudio para o filme).